top of page

O PARANÁ

O Estado de Paraná localiza-se na região Sul do Brasil, faz divisa com Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e fronteira com a Argentina e o Paraguai.  Situada numa localização estratégica, a menos de duas horas de voo das principais metrópoles do Mercosul: Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.


Possui posição geográfica privilegiada e uma abrangente conexão terrestre, aérea e marítima. São mais de 20.000 km de as rodovias asfaltadas, 2400 km de ferrovias, 40 aeroportos, incluindo o Internacional de Foz do Iguaçu e o Internacional Afonso Pena, eleito o melhor terminal de passageiros do Brasil. Dois portos – Antonina e Paranaguá (Novo Porto Global em construção) e uma hidrovia, a Rio Paraná com mais de 1.000 km de extensão.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Nos Portos de Paranaguá e Antonina, somente em 2020, foram feitas transações por mais de 31 bilhões de dólares. O Porto de Paranaguá é considerado o principal porto de Carga para as atividades relacionados ao agronegócio no Brasil.


O Paraná é o maior gerador de energia elétrica do Brasil: possui um alto potencial hidráulico, um parque gerador próprio com 32 usinas hidrelétricas de diversos portes e uma usina térmica próxima à maior região consumidora do Estado. A Sede da Itaipu Binacional é maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.


O ecossistema produtivo, encontra-se dividido em 10 regiões, possui as mais variadas atividades econômicas: agroindústria, indústria automobilística, indústria têxtil, indústria metalúrgica, papel e celulose, mineração, extrativismo, pecuária, bens de consumo e serviços, agências de administração de ativos financeiros, tecnologia e telecomunicações, energia elétrica, turismo, entre outros.


Dentro dos polos econômicos destaca-se Curitiba, uma capital, moderna, sofisticada e cosmopolita. É um retrato da diversidade, com circuitos históricos, culturais e gastronômicos, além de arquitetura e culinária com influência europeia.  Na região metropolitana de Curitiba, destacam-se os municípios de São josé dos Pinhais e Araucária. Já no interior do estado, outras cidades como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz de Iguaçu, Cascavel e Paranaguá são referências.  


Um dos pontos fortes das cidades Paranaenses é a qualidade de Vida, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) A Cidade de Curitiba, é a melhor capital para se viver do Brasil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH 0,749), posiciona-o dentro dos melhores estados para viver.


Dividida em 15 regiões turísticas, Paraná tem opções que agradam a todos: praias de água salgada e doce, campo com o charme do interior, ilhas que podem ser chamadas de paraísos, a estrutura das grandes metrópoles e também natureza exuberante.  As Cataratas do Iguaçu, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, divide suas águas entre a província de Misiones (Argentina) e o Estado de Paraná (Brasil). 


Negócios e eventos estão no calendário do Paraná o ano inteiro. São eventos técnicos, feiras e oportunidades que andam de mãos dadas com a indústria local, o comércio estruturado e a cadeia de serviços em expansão.
A Argentina se localiza dentro dos três principais parceiros comerciais do estado do Paraná, (Junto a China e aos Estados Unidos). O comércio entre a Argentina e o estado de Paraná, no ano de 2020 representou um 5 % das exportações e mais do 6% das importações paranaenses.


No plano Nacional, O Paraná ocupa posições dentre os 10 estados mais exportadores, e também importadores do Brasil, seu intercâmbio e balança comercial mantém tendências de crescimento positivo.


O MERCOSUL é instrumento fundamental para a promoção da cooperação, do desenvolvimento, da paz e da estabilidade na América do Sul. É o principal instrumento com que o Brasil conta para cumprir o disposto no parágrafo único do art. 4º da Constituição Federal, segundo o qual “a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.

bottom of page